Amor ao próximo em 6 lições

amor ao próximo é o ensinamento mais forte vindo de Jesus Cristo. Pois, por meio dele é possível colocar em prática todos os outros ensinamentos. Afinal, quando amamos o próximo, fazemos ao outro tudo o que gostaríamos que fizessem conosco, como respeitar, acolher e ter empatia.

Durante toda a sua trajetória, Jesus sempre deixou um amplo legado de amor ao próximo. Basta ver os registros dos discípulos e apóstolos que em suas narrativas imortalizaram ensinamentos e lições inspiradoras que são absolutamente práticas para as nossas vidas ─ inclusive, nos dias de hoje. Dentre todas as lições, uma delas chama bastante atenção: a parábola do bom samaritano.

Na passagem citada, Cristo destaca a atitude de um jovem que, ao passar por uma estrada, prontamente atende uma pessoa que havia sido assaltada e ferida. Mas, a lição mais profunda está justamente no fato de que outros dois homens, em momentos distintos, sequer deram atenção ao necessitado. Somente o terceiro que passava por ali ─ o samaritano ─, prestou-lhe a devida assistência e colocou em prática o amor ao próximo.

O que é amor ao próximo?

Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.

Isso também significa que é preciso nos amar, pois uma pessoa só consegue ajudar o outro e amar ao próximo quando se ama também. Afinal, o amor que ela cultiva começa a se tornar tão grande que ela sente a necessidade de espalhá-lo para as pessoas que estão ao seu redor.

6 atitudes de como cultivar o amor ao próximo

Tão importante quanto desenvolver esse nobre sentimento, é fazer escolhas certas e ter atitudes adequadas, que realmente gerem impacto na vida das pessoas necessitadas que cruzam o nosso caminho. Para lhe ajudar, listamos 6 atitudes que você pode adotar para transformar a vida de quem mais precisa:

1. Tenha atitude humanitária e ame o próximo

É natural que as lições cristãs nos tornem mais preparados para estender a mão a quem mais precisa e colocar em prática o ensinamento de amor ao próximo. Contudo, na rotina corrida, muitas vezes, acabamos não dando a real atenção para as oportunidades ímpares de adotar uma postura humanitária.

2. Participe de projetos sociais e potencialize o amor ao próximo

Na recomendação acima, falamos de atitudes que devemos ter durante as 24 horas do dia. Mas, já pensou em dedicar uma hora por semana ou um período maior por mês para ser voluntário em iniciativas transformadoras?

Existem inúmeras formas de fazer isso: desde vínculos regulares, em projetos sociais que demandam envolvimento frequente, até as atuações esporádicas em mutirões e ações em datas comemorativas, por exemplo.

3. Compartilhe o que faz bem

Ainda nessa onda das redes sociais, é importante exteriorizarmos (colocar para fora mesmo) aquilo de melhor o nosso coração carrega. E isso significa dizer palavras construtivas, que levem ânimo e esperança.

Nos dias de hoje, com tanta coisa ruim acontecendo, não podemos nos colocar no papel de incentivar o desânimo, soltando frases  como: “ah, não tem mais jeito” ou “está tudo perdido”.

4. Escute músicas e leia frases de amor ao próximo

Além de compartilhar o amor ao próximo por meio das redes sociais, você pode alimentar em si mesmo esse sentimento. As frases e as músicas de amor ao próximo são ótimas para fazer crescer esse sentimento.

Sendo assim, confira algumas frases que você pode ler, refletir e até levar como um mantra para a sua vida:

  • “respeitar a liberdade de individualidade de todos é uma forma de amor ao próximo”;
  • “amor ao próximo é a maior prova de que a humanidade existe”;
  • “dê amor ao próximo e a vida te dará muito mais do que você tinha antes”;
  • “o amor ao próximo consiste em fazer ao outro aquilo que você gostaria que fizessem para você”;
  • “ninguém sabe a dor que o outro passou. Ninguém sabe as lutas que o outro lutou. Ame mais, julgue menos”;
  • “respeito e amor ao próximo são a base para um mundo melhor. Respeite e ame tudo e todos que vivem a sua volta.”

5. Exerça o consumo consciente

Em um planeta tão interligado quanto o nosso, você já pensou que toda ação nossa tem uma reação? E isso não é diferente na relação de consumo.

Basta uma ida descontrolada ao supermercado, que podemos disparar um processo de desperdício ─ o que é um crime em um planeta com tanta gente passando fome. Dessa forma, incentive o consumo consciente: compre só o que for necessário!

6. Apoie projetos sociais sérios

Outra maneira de fazer valer o sentimento cristão e o amor ao próximo é incentivar projetos sociais sérios e que sejam realmente transformadores. Priorize associações civis que tenham atuação consolidada, experiente e que realmente realizem atividades que gerem impacto social.

ChildFund Brasil, por exemplo, demonstra bem o que representa uma atuação de qualidade. Ele está há mais de 50 anos no país e realiza projetos para transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Seja feliz !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.