O Voluntário do Sertão http://voluntariosdosertao.com.br/conheca-o-projeto/ é um mutirão de saúde e social que anualmente reúne profissionais voluntários e empresas parceiras para oferecer de forma gratuita acesso à saúde em cidades do sertão brasileiro.
Sua sede está situada no município de Ribeirão Preto – São Paulo, no entanto, conta com voluntários de todo o território nacional e até mesmo de países vizinhos. Estes profissionais, coordenados por especialidades, oferecem gratuitamente, durante uma semana de atuação, atendimentos, exames e procedimentos nas áreas médica e odontológica. Também, disponibiliza orientações sociais (através de palestras e programas de psicologia) e atendimentos previdenciários.
Implantado no ano 2000, pelo empresário Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho. Em sua trajetória de vida, o baiano Dorinho deixa suas origens para buscar emprego no interior de São Paulo, em busca de um futuro melhor. Com o passar dos anos e a conquista de sua estabilidade financeira, o então empresário decidiu retribuir à sua cidade natal e a primeira edição do Voluntários do Sertão foi assim: a união do empresário e amigos para levar brinquedos e cestas básicas no humilde distrito de Alegre, no interior da Bahia.
Edição 2019
Voluntários do Sertão oferece mais de 48 mil atendimentos e procedimentos em sua 19ª edição.
Os mais de 350 voluntários das áreas da saúde e social bateram marca recorde e beneficiaram milhares de pessoas do sertão da Bahia.
Em uma semana voltada à solidariedade, os médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, advogados e demais profissionais que atuaram na edição deste ano, a 19ª, do Voluntários do Sertão bateram recorde de atendimentos e juntos realizaram mais de 48 mil consultas, exames e procedimentos. Tudo de forma gratuita à população do município de Poções, na Bahia e de – pelo menos – outras nove cidades carentes da mesma região.
Foram oferecidos 17 pontos de atendimentos, são eles: centro cirúrgico; clínica médica e especialidades; endoscopia; farmácia; ginecologia; laboratório de análises clínicas; mamografia; odontologia; odontologia pediátrica; oftalmologia; ótica; palestras educativas; pediatria; previdência social; saúde bucal; ultrassonografia e unidade móvel nos bairros.