Servir ao próximo

Diante da correria diária, muitos não conseguem encontrar tempo para pensar no próximo e ser voluntário. Além de fazer a diferença na vida de pessoas, animais e organizações, o projeto certo pode ajudar a encontrar amigos, aprender novas habilidades e até mesmo avançar na carreira. Sem falar na sensação natural de realização.

Outro benefício importante do voluntariado é a redução do risco de depressão, que tem o isolamento social como um dos fatores de risco. Quem presta gratuitamente serviços para a comunidade onde está inserido garante que manter contato frequente com os outros ajuda a eliminar o stress.

Há pouco mais de 30 anos, a aposentada Socorro Matos, 63 anos, sofreu um acidente de carro com o marido, que acabou morrendo. Na época era mãe de uma criança de apenas 10 meses. A perda abrupta e a situação traumática levaram a então professora a entrar em depressão. Mas, graças ao trabalho voluntário, ela conseguiu se reerguer. “O trabalho voluntário muda tudo. Você passa a ser uma pessoa melhor e ver o mundo de uma outra forma. Ocupa a mente e não pensa em coisas bobas. Você se livra dos problemas”, disse. Atualmente, a aposentada trabalha com pessoas em situação de rua e crianças.

Já a estudante de fisioterapia Mariana Pifano, 20 anos, começou a fazer trabalho voluntário após convites de amigos ainda no ensino médio, em 2016. Ela diz que no começo não tinha maturidade para assimilar o real significado das ações e chegou a parar por um tempo. Contudo, no ano passado, ela voltou e passou a entender melhor os objetivos do voluntariado. “Me dei conta que, além de ajudar os outros, estava também ganhando muito com isso. Passei a valorizar as coisas simples da vida, a ter compaixão e amor pelo próximo, a lidar melhor com as pessoas e ter um melhor relacionamento familiar”, comenta a jovem.

E você? o que está esperando ? Junte-se a conrrente de voluntariado!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.