Prefácio

Imaginem uma freira vestindo seu hábito e dirigindo uma kombi. Ela salta, arregaça as mangas e começa a carregar pesadas caixas que contêm alimentos que foram destinados a doação, uma vez que não foram consumidos em um evento religioso. Ela não precisa de ninguém: nem para dirigir a Kombi, nem para ajudá-la a carregar os pesados caixotes. Quando questionada quanto ao que faria com a doação, disse com toda singeleza que aquela doação seria destinada ao almoço de 250 crianças que são atendidas no Educandário que dirige, o Educandário Nossa Senhora do Amparo.  Questionada mais uma vez, explica que não havia alimento para o dia seguinte, embora soubesse que não ficaria desamparada, pois Ele sempre provê para aquele que crê.  A doce freira explica com um sorriso angelical no rosto que sua única dúvida era de onde viria a ajuda. Tamanho exemplo de fé e amor arrebatou o coração do autor e o fez meditar por muitos dias.

            Fé, Esperança e Caridade. As três virtudes teologais reunidas naquele pequeno ser humano, motivaram Carlos a querer fazer algo para ajudar, a fazer mais, a ajudar aqueles a quem nem conhecia.  E deste momento precioso de admiração pela força que somente Deus pode injetar na alma humana, brotou a inspiração de escrever um livro cuja renda seria destinada à caridade.

            Deus Caritas est (Deus é amor) é a primeira encíclica de Bento XVI  e trata fundamentalmente do amor divino para com o ser humano. Caritas = Caridade… Deus é Caridade = Deus é amor… Caridade = Amor. O amor é tão poderoso que ressuscita, traz de volta à vida. Aquele  que estava morto volta a viver, fazendo novas todas as coisas.

            Contagiado pelo amor de Deus, aliás, se é amor, só pode ser proveniente de Deus, através do Espírito Santo, Carlos Camargo escreve um livro que enaltece o Tesouro chamado Família.

            A prova maior de que a Família é um Tesouro que Deus deu ao homem, é o fato de que o mal tenta atacá-la de todas as formas, sendo a principal o egoísmo travestido de uma efêmera felicidade. A busca dos prazeres próprios leva ao distanciamento do casal, dos filhos, dos irmãos. E por estes prazeres egoístas serem efêmeros – ou não viriam do mal – eles incitam a busca de novas distrações a cada instante, em um egocentrismo infinito e distanciador, em um  terrível ciclo vicioso que nos levou ao ponto de uma sociedade não mais se escandalizar com a morte de um ser humano.

            Fato é que as maçãs continuam sendo ofertadas pela serpente, todos os dias, a todos nós. Sempre que desviamos o olhar de  nossos cônjuges, dos nossos filhos, dos nossos pais e dos nossos irmãos para olharmos para nós mesmos e dessa forma alimentar nossa fogueira das vaidades, mordemos incessantemente essa maçã. A palavra empatia desapareceu do dicionário. No fim, ficamos todos sós. Ficando sós, somos fracos e inevitávelmente sucumbiremos.

            O mal oferece prazeres fugazes que nos trazem solidão, fraqueza e derrota. Deus nos oferece prazeres eternos, comunidade, fortaleza e vitória. Que a Sagrada Família de Nazaré proteja nossas Amadas Famílias de todo mal. Confiantes nas palavras de Jesus, de que as portas do inferno não prevalecerão, seguimos em frente com a Força do Espírito Santo na luta da preservação deste Tesouro, em gratidão a Deus Pai Todo Poderoso.

            Este livro faz parte da luta.

Carinhosamente,

José e Jerusa

José e Jerusa são um casal querido que conhecemos no trabalho junto ao ECC (Encontro de Casais com Cristo) da Paróquia Santo Agostinho. Muito participativos, sempre assumem responsabilidades e compromissos nas atividades em prol da família e da comunidade. Ficamos muito felizes em contar com a participação deles também no nosso projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.