Exercitando o coração

Os alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia do UBM — Centro Universitário de Barra Mansa — estão fazendo um trabalho voluntário em conjunto com a ONG Conectando Sorrisos. Eles visitam Instituições de Longa Permanência (antigos asilos), para realizar exercícios e atividades com os idosos.

A organização atua em três cidades da região — Barra Mansa, Pinheiral e Volta Redonda — e busca tratar de assuntos da área da saúde como tabagismo, higiene pessoal e, até mesmo, alimentação. Eles estimulam a participação dos idosos sempre de forma mais leve, como um momento de lazer para eles. De acordo com o coordenador da ONG, Marcello Rodrigues, a ideia de trazer a participação voluntária dos universitários surgiu justamente da necessidade de um trabalho mais contínuo dentro das instituições.

Tínhamos carência de atividades para o bem-estar e saúde dos nossos idosos. Com isso, fizemos o contato com uma das alunas de Enfermagem que prontamente mobilizou outros estudantes para nos ajudar. Acredito que a resposta dos idosos e da coordenação dos asilos seja tão boa que acaba sendo a recompensa para esses jovens como forma de pagamento”, disse.

Rafaela Carvalho é acadêmica de Enfermagem e uma das voluntárias do projeto. Segundo ela, participar dessas atividades é extremante importante para o crescimento pessoal e profissional.

“A cada ação aprendemos um pouco mais com cada idoso. Isso agrega muito para nós, como pessoas, e para o campo da saúde. Nessas atividades, trabalhamos o acolhimento, a empatia e a humanização. Dessa forma, também colocamos em prática o que aprendemos em sala de aula. Tudo é feito com muito carinho e amor e traz um retorno tanto pra gente, quanto pra eles”, contou.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/especial-publicitario/ubm/conhecimento-transforma/noticia/2019/05/13/estudantes-do-ubm-participam-de-acoes-voluntarias-em-parceria-com-ong.ghtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.