Você tem sede de que?

No verão 40º do Rio de Janeiro, todos têm sede de água. E é na Praça Mauá, bem no centro da Cidade, que uma unidade da Casa do Biscoito está se destacando por oferecer água gelada aos moradores de rua que passam por ali.

A Andréa, dona da loja há 13 anos, tem sede de igualdade. Por isso essa loja tem um gostinho diferente. Ali, em meio a museus, prédios comerciais, restaurantes e outros negócios, ela desenvolveu o olhar para ver além da roupa suja e sentir mais que o eventual odor dos moradores de rua. Com os olhos do coração, ela trata todos como clientes. Treina seus funcionários para agirem da mesma forma, sem distinção entre o executivo de terno e o catador de papel em roupas rasgadas.  Como boa comerciante, ela conhece os clientes e as necessidades deles. E oferece produtos bons a preços que eles podem pagar.

Mas o bom coração lhe fez ver mais. Um dia ela percebeu que nem sempre esses clientes podiam comprar água – que ela também vende. E que poderiam ficar sem comer, mas não sem água nesse calor. Então, colocou uma plaquinha na porta: “Morador de rua, peça sua água gelada aqui”.

Quer estatísticas? Sem números, vamos direto ao ponto: os clientes continuam entrando e comprando, as vendas de água (em copo ou garrafa) continuam no mesmo patamar, os moradores de rua pedem água aos funcionários e muitos sentem vergonha de entrar na loja, mas são convidados a fazê-lo. Percebe-se aumento significativo nas taxas de generosidade, humildade, solidariedade e amor ao próximo.

E a vida segue, mas não como antes. Pois aquele ponto comercial deixou de ser apenas uma loja de biscoitos e passou a ser uma fonte de cidadania – oferecendo um pouco de conforto aos mais necessitados e de exemplo – para que possamos valorizar a todos os seres humanos igualmente.

Porque o amor é assim: serve ao próximo sem esperar nada em troca.

Por mais lojas como essa, que possam vender seus produtos e oferecer adicionalmente um pouco de amor em forma de água fresca.

Se gostou deste, leia outros casos ou ideias para te inspirar:

Aquecendo corações e estômagos

Para aqueles que não tem o pão de cada dia

Verão sem sede

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.